Corredor BRT TRANSBRASIL

O sistema de BRT (Bus Rapid Transit) tem sido implantado em cidades de grande porte em que o transporte coletivo precisa ganhar seu espaço e atender um número bastante elevado de passageiros de maneira rápida e confortável.

Os estudos de procura indicam que este corredor deverá ter um dos maiores fluxos de passageiros/hora no mundo na hora de ponta, com quase 1000 ônibus nos 2 sentidos. Apresenta-se como um corredor em sistema fechado com terminais, estações, ônibus articulados e biarticulados de fabricação específica para interagir com as estações.

 

O projeto CORREDOR BRT TRANSBRASIL consiste na implantação de um corredor exclusivo de ônibus no canteiro central da Avenida Brasil, entre o início da avenida no Bairro do Caju (Passarela 2) e Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro. Apresenta uma extensão de aproximadamente 23 km contemplando 16 estações, 18 passarelas e mezaninos, cerca de 1500m de viadutos de acesso e 600 metros de alargamentos de pontes e viadutos existentes.

 

Para a realização deste projeto foi constituído um consórcio de nome Consórcio Projetista Transbrasil, constituído por 4 empresas brasileiras, sendo o mesmo liderado e coordenado pela COBA Brasil, que assegura ainda as especialidades de geometria, geotecnia, obras de arte e iluminação. O projeto foi realizado para um consórcio construtor constituído pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão, sendo o dono de obra a Prefeitura do Rio de Janeiro, nomeadamente a sua Secretaria de Obras.