CURU-Paraipaba

Projeto das obras de captação e adução de água, das redes de distribuição, de drenagem e viária. Projeto do sistema de rega ao nível de parcela. Estudos das infraestruturas de apoio à produção. Preparação dos cadernos de encargos para as obras, aquisição e montagem dos equipamentos. Estudo de impacte ambiental.

ESTUDO DE VIABILIDADE: Climatologia/Hidrologia/Topografia/Geotecnia/Sócio-Economia/Mercados e Comercialização/Planeamento Agrícola/Alternativas de Engenharia/Anteprojecto Sumário/Análise Incremental/Avaliação Económica e Financeira/Organização e Gestão do Projecto/Slntese.

 

PROJECTO BÁSICO

Projectos das obras de captação e adução de água, das redes de distribuição, de drenagem e viária/Projecto do sistema de rega ao nível da parcela/Estudo das infraestruturas de apoio à produção/Preparação dos cadernos de encargos para as obras, aquisição e montagem dos equipamentos/Estudo de impacte ambiental.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO PROJECTO

 

LOCALIZAÇÃO: Rio Guru, Município de Paraipaba, a 20 km de Fortaleza, estado do Ceará.

 

CLIMA: lipo AW (Kõppen}, quente e húmido, com o período das chuvas compreendido entre os meses de Janeiro e Junho.

Precipitação média anual: 1109 mm; temperaturas médias mensais: máxima – 26.9’C (Fevereiro) e mínima – 25.TC (Julho); evapotranspiração média anual: 1600 mm.

 

SOLOS DOMINANTES:

Podzóis, Aluvissolos, Arenossolos, Coluviossolos.

 

SUPERÁCIE ESTUDADA:

4700 ha de rega por aspersão e rega localizada. Extensão dum projecto já em operação (4000 ha) que serve lotes de terreno para colonos. A zona a estudar indui lotes destinados a empresas, a técnicos agrícolas e ao aumento de área destinada aos colonos. A água para rega é captada por bombagem a partir do rio Guru e a adução é feita por uma rede de canais a céu aberto (26 km na 3ª etapa), com diversas estações de bombagem (6 estações com uma potência total instalada de 4625 cv na 3ª etapa). A rede de distribuição é formada por condutas enterradas (29 km na J!I etapa). Todo o sistema é comandado automaticamente. As culturas previstas são hortícolas, pomares e horto-industriais.